Com ações de prevenção de doenças e promoção de saúde, empresas que oferecem o benefício de plano de saúde aos seus colaboradores podem ter maior controle da sinistralidade

A adoção de bons hábitos de saúde ajuda a melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, inclusive no trabalho. Funcionários mais saudáveis tendem a apresentar maior produtividade e menor ausência, e um bom jeito de promover isso junto aos seus colaboradores é oferecer, por intermédio do plano de saúde, ações de Medicina Preventiva.

O que é Medicina Preventiva e como ela pode ajudar a sua empresa?

Na hora de contratar plano de saúde com Medicina Preventiva, a solução é o Grupo NotreDame Intermédica. Atualmente, a operadora já oferece inúmeras atividades aos beneficiários de centenas de empresas, contribuindo para um melhor controle da sinistralidade do plano de saúde e, consequentemente, os índices de absenteísmo.

Programas para gestantes nas empresas e pacientes crônicos

Entre as ações desenvolvidas pelo Grupo NotreDame Intermédica, um bom exemplo é o Programa Gestação Segura. Com acompanhamento muito próximo às futuras mamães, o número de consultas de pré-natal daquelas que participam do programa sobe, em média, 30% durante o período anterior ao parto. Além disso, como consequência dessa maior adesão, somente em 2018 foi detectada uma redução de mais de 42% de recém-nascidos em UTI Neonatal.

Ainda por intermédio do programa para gestantes, aproximadamente 70% das mulheres atendidas tiveram seu parto realizado na Rede Própria do Grupo NotreDame Intermédica, outro fator que permite à operadora desenvolver os tratamentos mais adequados, com qualidade e acolhimento, e prover custos equilibrados à contratante. Considerando casos de alto risco na gestação, esse percentual pode chegar a 90/95%.

Leia mais: Por que contratar plano de saúde com rede própria?

No Programa de Apoio ao Paciente com Doenças Crônicas, também do Grupo NotreDame Intermédica, são percebidos outros ganhos ao beneficiário e à empresa que contrata o plano de saúde. No grupo de tratamento contra problemas de coluna, é possível perceber redução de quase 60% no número de cirurgias de coluna. Já em relação ao grupo de combate à obesidade, é estimada uma diminuição de cerca de 9,8% do peso corporal após seis meses de adesão dos pacientes.

O Programa de Apoio ao Paciente Crônico também gera resultados consideráveis em empresas que estimulam seus colaboradores a aderir à prática de atividade física. O número de pessoas que passaram a fazer exercícios ao menos cinco vezes por semana subiu, em média, 47%. No mesmo programa, o incentivo para o paciente crônico adotar alimentação adequada chega a avançar mais de 100%.

Atendimento telefônico e menos internações: maior economia e cuidados

Um diferencial da área de Medicina Preventiva do Grupo NotreDame Intermédica é o atendimento telefônico ativo e passivo. Do total de ligações realizadas, em média 75% são intercorrências efetivas que tratam sobre efeitos colaterais, receitas controladas de uso contínuo, resultados de exames, orientações de sintomatologia aguda, medicações etc. Ou seja, evita consultas desnecessárias em pronto-socorro ou ambulatório.

E, quando o assunto é internação de pacientes com doenças crônicas, por intermédio da Medicina Preventiva do Grupo NotreDame Intermédica tem havido reduções significativas desde a implementação da iniciativa, em 2004. Até 2018, o volume de beneficiários internados caiu mais de 67%.

português português
computer-name: ibmt1porpws05.adm.ime.hrt.ssm.sdc.gts.ibm.com:80