Mochila pesada pode causar problemas de coluna em crianças

Saúde e Bem-Estar -

Uma mochila muito pesada pode causar lesões, problemas de postura e dores nas costas, nos ombros, no pescoço e nos braços das crianças. Por isso, preste atenção no peso da mochila que seu filho leva para a escola.

A recomendação dos especialistas é que os estudantes carreguem, no máximo, 10% de seu peso nas costas. Então, se o seu filho pesa 30 quilos, por exemplo, a mochila dele deve pesar no máximo três.

Como nem sempre é possível verificar o peso exato, é importante prestar atenção se o seu filho se queixa de dor nas costas ou se você notar que ele anda inclinado para frente. Podem ser sinais de que a mochila está pesada. Mas, se mesmo eliminando o excesso de peso esses problemas continuarem, consulte o médico da criança.

SUMÁRIO

Dicas para prevenir problemas de coluna por causa da mochila

  • Oriente a criança a carregar só o material que irá utilizar naquele dia;
  • Ajuste as tiras para que a mochila fique bem junta ao corpo, um pouco acima da cintura;
  • Lembre a criança de usar as duas tiras da mochila para não sobrecarregar um dos ombros. Se possível, escolha uma mochila que tenha tiras largas e acolchoadas.
  • Ajude a organizar a mochila usando todos os compartimentos e colocando os objetos mais pesados no centro e mais próximo das costas;
  • Abaixar-se da maneira correta para pegar a mochila da maneira também pode ajudar a evitar lesões nas costas. O certo é dobrar os joelhos ao invés de se inclinar dobrando as costas.

Mochila de rodinhas é adequada para a criança?

O uso de mochilas de rodinhas pode ser uma boa opção para estudantes que precisam carregar muito peso, mas é preciso atenção a alguns pontos:

  • Verifique a estrutura da escola e do caminho até ela, pois é difícil levar esse tipo de mochila em escadas e em certos tipos de piso;
  • Veja se a alça do carrinho está em uma altura em que as costas da criança fiquem retas ao puxá-la.

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde