GNDI entrevista Clarisse Lira, diretora executiva do Hospital do Coração de Balneário Camboriú
São Paulo, 24 de novembro de 2020 – Clarisse Lira é Diretora Executiva do Hospital do Coração em Balneário Camboriú, Unidade recém-adquirida pelo Grupo NotreDame Intermédica. Fizemos um rápido bate-papo com ela e pedimos para que nos contasse um pouco sobre sua trajetória profissional e principais expectativas no Hospital. Confira abaixo entrevista exclusiva:
Conte um pouco sobre a sua trajetória profissional no Hospital do Coração e quais são os seus principais desafios:
O Hospital do Coração carrega em toda a sua história uma bela tradição. Reconhecida como uma entidade hospitalar de referência na região de Balneário Camboriú, atende também 12 outras microrregiões em seu raio de ação. E foi em meio à pandemia que assumi a função Executiva do Hospital, onde o cenário era adverso e contextualizado com inúmeros dilemas.
Todo o nosso trabalho desde então esteve focado em soluções, criando um ambiente colaborativo e assim priorizando a organização das principais linhas de cuidado do nosso paciente. O grande desafio perpassa em criar cada vez mais acesso ao paciente de maneira coordenada e completa. Fazer sentido na vida das pessoas tem sido nosso mantra diário.
Como é o seu dia a dia na Unidade?
Tenho me dedicado a um projeto muito nobre e necessário. Diariamente, reforço a nossa responsabilidade em oferecer modelos de atendimentos que garantam a segurança de quem busca a nossa excelência no cuidado, afinal o bem-estar do nosso paciente é a nossa vocação. Todos os projetos estão sendo plotados para a ampliação do atendimento da alta complexidade cirúrgica e demais linhas clínicas. A minha aproximação com o Corpo Clínico traduz em decisões mais assertivas para evoluirmos enquanto entidade hospitalar. Em tudo que direciono envolvem refinamentos de fluxos operacionais e valorização de pessoas. Celebramos as pequenas conquistas, afinal a verdadeira riqueza reside nos detalhes. Acredito que é na soma de simples e pequenos feitos que nos tornamos grande.
Fale um pouco sobre como os colaboradores estão distribuídos nas áreas administrativa e assistencial:
Vivemos um momento onde os formatos de relacionamentos foram transformados. Muitas mudanças, ensinamentos, sensibilidades revelaram a verdadeira essência do nosso trabalho: vontade contínua de melhorar a vida de muitas pessoas. Não fazemos nada sozinho, por traz de cada cortina há uma legião de colaboradores extremamente engajados. São eles que estão diariamente na linha de frente numa desconfortável exposição.
Desde o início da pandemia, investimos em políticas de autocuidado com protocolos rigorosos e algumas ações de acolhimento dentro do olhar de cuidar de quem cuida. Os times assistenciais contam com toda a retaguarda administrativa de forma integrada, afinal todas as equipes trabalham voltadas para servir ao nosso paciente e família.
O que espera da integração com o Grupo NotreDame Intermédica?
Fazer parte de uma grande rede nacional nos inspira constantemente! Todos os elementos presentes na Governança Corporativa do GNDI, suas soluções, sinergias e ampla capacidade de gestão são amplamente percebidos em todo o crescimento do Hospital do Coração. Oferecer à comunidade médica e pacientes de Balneário Camboriu e região toda essa estrutura vem acelerando inúmeras frentes de trabalho. Estamos ampliando nossas instalações, oferecendo novos serviços com muita vanguarda e evoluindo na qualidade de cada entrega.