Vacinação contra o Sarampo
A história do sarampo ainda não foi 100% desvendada por especialistas, pois muitas vezes se confunde com outras doenças, como rubéola e enteroviroses da infância. Para evitar qualquer complicação, a recomendação do GNDI é a vacinação contra essa doença infecciosa viral aguda, grave e altamente contagiosa, podendo evoluir, com complicações e óbitos.
Como posso me contaminar?
Contato direto com secreções contaminadas e pelo ar, através da tosse, espirro, fala e respiração.
Quais são os sintomas?
Os principais sintomas da doença, são febre alta e exantema (manchas vermelhas). O indivíduo também pode apresentar coriza, tosse e conjuntivite.
Como se prevenir?
A vacinação é a única medida preventiva contra o sarampo ( procure um posto de saúde próximo a sua residência).
Vacinação
Pessoas de 12 meses a 29 anos devem receber duas doses da vacina com componente sarampo, sendo que a primeira dose deve ser aplicada aos 12 meses com a vacina Tríplice Viral e segunda dose aos 15 meses com a vacina Tetra Viral.
Pessoas entre 30 a 49 anos devem receber uma dose da vacina Tríplice Viral. Alerta: A vacina é contraindicada em gestantes e imunodeprimidos.
Quem não tiver registro das 2 doses deve buscar UBS para regularização do seu status vacinal. Alerta: A vacina é contraindicada em gestantes e imunodeprimidos.
Fonte: GNDI com informações do Ministério da Saúde