Um jeito criativo de tocar em um assunto muito sério

Imagine um domingo de sol como outro qualquer. Você acorda para caminhar no parque e é abordado por uma equipe perguntando se toparia fazer o exame de próstata, naquele momento. Qual seria sua reação?

Este foi o início da ação realizada pelo Grupo NotreDame Intermédica, em 16 de outubro, no Parque Villa Lobos, em São Paulo, que buscou conscientizar os homens sobre a importância do exame preventivo contra o câncer de próstata. Aqueles com mais de 40 anos que aceitaram fazer o exame recebiam a informação adicional, em "tom de brincadeira", de que o diagnóstico dependia apenas de um fio de cabelo.

Com este "incentivo a mais", os que topavam eram levados a uma van e, chegando lá, informados que, de fato, o exame preventivo para se detectar o câncer de próstata é o de toque. Se ainda assim topassem realizá-lo, em vez do exame, recebiam uma surpresa: um convite para assistir a um vídeo gravado pelo ex-jogador de futebol Cesar Sampaio, que o parabenizava pela atitude de ter vencido o preconceito e, ainda, convidados a jogar uma partida de futebol no Estádio do Pacaembu.

O primeiro a topar foi Nicola Candisani. Amante do futebol, tem 76 anos e é frequentador assíduo do parque, onde aproveita para manter a saúde em dia. E dá uma lição de atitude: "é algo que todos os homens têm que levar a sério. É uma doença que, se você descobrir no começo, sua cura é fácil. Por isso, a prevenção tão importante", justificou.

O jogo aconteceu em 18 de outubro, no Pacaembu, com a presença de cheerleaders uniformizadas. E, além do próprio Cesar Sampaio, também participaram os ex-jogadores Luizão, Amoroso e Robert. Ao final da partida, medalhas foram entregues aos mais de 25 participantes, pelas mãos dos próprios craques. E, se o jogo foi em prol do Novembro Azul, ironia ou não, foi o time Azul quem venceu a disputa, por 4 a 3, da equipe Laranja.

"O conceito de prevenção é algo que levamos muito a sério e que permeia, inclusive, o dia a dia do trabalho que realizamos junto aos nossos Clientes. Unir prevenção a uma das maiores paixões nacionais, o futebol, foi uma forma que encontramos de chamar a atenção da população. Tudo isso com uma pitada de bom humor", conta Irlau Machado Filho, presidente do Grupo NotreDame Intermédica.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), estimam-se 61.200 novos casos de câncer de próstata para o Brasil em 2016. Esses valores correspondem a um risco estimado de 61,82 casos novos a cada 100 mil homens.

Para Amoroso, campeão por diversos clubes, trata-se de uma oportunidade importante. "Muitos homens deixam de fazer o exame por puro preconceito e até vergonha. Apesar das brincadeiras, temos que estar conscientes de que isto é muito importante para a saúde e qualidade de vida", pontuou.

Luizão, que brilhou com as camisas de inúmeros times, agradeceu a oportunidade de voltar a jogar no Pacaembu e também deixou seu recado. "Homem não pode ter vergonha. O exame é importante para a saúde da gente e precisa ser feito", alertou.

Esta ação realizada tornou-se um videocase que pode ser conferido no Canal Oficial do Grupo NotreDame Intermédica no YouTube e também no Portal GNDI.

 

Acesse nossas Redes Sociais: