Homenagem aos corretores pelo seu dia
Profissional deve se preocupar em sempre atender seus Clientes de forma personalizada
Em vista do Dia do Corretor, celebrado em 12 de outubro, entrevistamos dois parceiros comerciais que atuam conosco para falar um pouco sobre o seu dia a dia, os desafios e dicas para quem pretende atuar nessa Área. Confira!
Desde quando você atua como corretor de seguros?
Rafael - Sou corretor de seguros desde 2006. Ingressei na carreira incentivado pelo meu pai, que trabalhava na Área Comercial desse setor. Segui a sugestão dele, e a experiência deu certo. Em 2012, a demanda cresceu e minha esposa veio trabalhar comigo, assumindo a Área Administrativa e de Pós-Vendas. Com isso, pude focar mais em vendas e fechamento de negócios. Nossa empresa atua nos ramos de Saúde e Automóvel e a maioria de nossos Clientes é PME (Pequenas e Médias Empresas).
Hélio - Estamos há 25 anos no mercado de seguros. Atuamos com Benefícios, Automóvel, Ramos Elementares e Riscos de Engenharia, ou seja, produtos voltados ao segmento PJ (Pessoa Jurídica). Temos grande experiência no mercado segurador e, também, prestamos assessoria a corretores em todos os ramos de seguros.
Em termos de estratégia de negócios, o que é fundamental para manter a saúde financeira de sua corretora no atual cenário econômico do País?
Rafael - Apesar da crise econômica, o Cliente sabe que precisa ter um plano de saúde, uma vez que o sistema público não consegue atendê-lo com qualidade. Mas a concorrência é acirrada e, para manter o equilíbrio financeiro da corretora, é preciso entender suas necessidades. Ele avalia, principalmente, o preço, a credibilidade e a rede credenciada da operadora. Além disso, o corretor deve estar atento à prestação de serviços no pós-venda.
Hélio - O plano de saúde é um benefício importante para as empresas. No atual cenário, o Cliente corporativo busca ainda mais reduzir custos e, ao mesmo tempo, proporcionar um produto de qualidade, que apresente uma rede credenciada condizente com o perfil de seus colaboradores. O grande diferencial para a construção de uma carteira sólida, em qualquer momento e não somente em cenário de crise, é o atendimento personalizado do corretor, que precisa atuar como um consultor de seu Cliente.
Qual é sua avaliação em relação aos produtos e serviços oferecidos pelo Grupo NotreDame Intermédica?
Rafael - Além de um portfólio de produtos que se destaca pelo excelente custo/benefício, o Grupo NotreDame Intermédica proporciona suporte único ao corretor. Temos um gestor sempre à nossa disposição, a Casa do Corretor, um espaço de trabalho localizado no Centro de São Paulo. Contamos, ainda, com a tecnologia que nos permite utilizar um processo de venda totalmente on-line. Tudo isso possibilita a prestação de um serviço ainda melhor ao nosso Cliente.
Hélio - Uma das primeiras preocupações do Cliente corporativo é a solidez da empresa que assina o plano de saúde a ser contratado. E, nesse aspecto, o Grupo NotreDame Intermédica é um excelente argumento de vendas. Outro aspecto que se destaca é a capilaridade da rede. Além disso, a credibilidade conquistada pelo Grupo no mercado, deixa-nos ainda mais tranquilos para oferecer seus produtos.
Para o corretor que atua ou pretende atuar na Área de Saúde, qual é sua recomendação?
Rafael - É preciso estar sempre atualizado em relação ao mercado, produtos, normas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para responder dúvidas e orientar o Cliente durante a vigência de seu plano. Também é preciso ter foco no negócio, ser parceiro de operadoras que ofereçam solidez e confiança e, principalmente, com a qual você se identifique.
Hélio - Principalmente para o corretor que, hoje, atua somente com produtos massificados, como Automóvel e Residência, incluir o de Saúde em seu portfólio é estratégico. Isso por que, diferentemente dos massificados em que a decisão é tomada com base no melhor preço e o contato com o Cliente acontece, praticamente, apenas nos momentos da venda, renovação ou na ocorrência de um sinistro, os produtos de Saúde permitem ao corretor criar relacionamento com seu Cliente. Já na venda estão envolvidos, no caso do mercado corporativo, as Áreas de Recursos Humanos e Financeira da empresa. É um produto que ajuda a fidelizar a carteira e abrir espaço para a comercialização de outros tipos de seguros no mesmo Cliente.