Um toque sobre o câncer de próstata
As Oficinas de Saúde de novembro frisaram a importância de se quebrar preconceitos
O câncer de próstata é uma das doenças oncológicas mais prevalentes entre os homens, com previsão de 61.200 novos casos em 2016, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Essa estatística foi um dos destaques das Oficinas de Saúde, que tiveram como título "Novembro Azul - Toque neste assunto", em referência à campanha internacional de conscientização sobre a doença e à importância de se quebrar preconceitos. Dirigidas aos beneficiários, foram realizadas em 3 de novembro, nas Unidades de Medicina Preventiva - QualiVida do Grupo NotreDame Intermédica.
Dr. Miguel Correa, coordenador do Centro de Oncologia do Grupo, destacou que o exame de toque retal é complemento ao de PSA; permite detectar não somente o câncer de próstata, como outros tumores na região. "Quanto mais cedo diagnosticado o câncer, maiores as chances de sucesso no tratamento", afirmou. As palestras abordaram, ainda, a prevenção do câncer por meio de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e atividade física. No final, foram esclarecidas dúvidas da plateia.
Veja as opiniões de alguns participantes:
É uma iniciativa louvável, pois os esclarecimentos são muito importantes para derrubar preconceitos e ajudar as pessoas a se cuidarem mais.
Jaques Memran, 72 anos
Vim assistir à palestra para levar informação aos homens da minha família. Tenho pai com 84 anos e marido com 40 anos.
Cícera Conceição Isídio, 42 anos
O Grupo NotreDame Intermédica mantém, em seu canal no YouTube, diversos vídeos com dicas e orientações que visam melhorar a qualidade de vida e auxiliar na prevenção de riscos e doenças, além de campanhas e vídeos institucionais. Veja aqui!