Um selo para comprovar o padrão internacional
Grupo está se preparando para conquistar a acreditação Qmentum
A melhoria da qualidade dos serviços é uma preocupação constante do Grupo NotreDame Intermédica. Nesse contexto, as Unidades da Rede Própria começaram a se preparar para a acreditação canadense Qmentum. É um importante selo internacional que comprova a excelência dos serviços focados na segurança do paciente.
A primeira unidade que deverá receber a acreditação será o Hospital Modelo, de Sorocaba (SP). O preparo começou em novembro de 2015 e a avaliação final está prevista para o segundo semestre de 2017; é realizada pelo IQG (Health Services Accreditation), entidade associada à acreditadora canadense no Brasil. Periodicamente, o hospital recebe a visita de avaliadores para a adequação de seus processos e práticas assistenciais e, consequentemente, preparar-se para a acreditação.
Segundo o diretor Clínico do Hospital Modelo, Dr. José Mário Camelo Nunes, a Unidade foi escolhida para ser a primeira do Grupo a pleitear a acreditação devido ao amadurecimento em relação à qualidade. Destaca, também, que a expressão Qmentum significa Momento de Qualidade. "O Hospital já possui o selo nacional ONA nível máximo (3). A acreditação representará um avanço ainda maior, pois atestará o atendimento a padrões de governança da instituição, dentre outros".
O Qmentum é pautado em Práticas Organizacionais Obrigatórias, ou ROPs (Required Organizational Pratices). Assim como acontece em toda a instituição de saúde que se prepara para conquistar a acreditação, sempre consideram as melhores práticas assistenciais. No Hospital Modelo, englobam seis áreas estratégicas relacionadas à excelência do atendimento ao paciente: Cultura de Segurança; Comunicação; Uso de Medicamentos; Vida Profissional e Força de Trabalho; Prevenção de Infecção; Avaliação de Risco.
Para alcançar os objetivos propostos pelas ROPs, o Hospital foi orientado a criar times para desenhar estratégias, implementar ações, acompanhar resultados e realizar as adequações necessárias. "Estamos nos aprimorando e disseminando conhecimento, desde o acesso à Unidade Hospitalar até à UTI", resume.
Um dos times criados é o de Comunicação, encarregado de gerar comunicação efetiva para todos os níveis da instituição, permeando as atividades que integram a assistência ao paciente e elaborar ações de capacitação, informa Lignalva Carvalho, coordenadora de Recursos Humanos do Hospital. "É fundamental cada um saber seu papel nesse processo, que define uma comunicação assertiva entre todas as partes: colaboradores, pacientes, familiares, prestadores de serviços e fornecedores".
Próximos Hospitais
A preparação do Hospital Modelo para a Qmentum deverá servir de referência às outras Unidades do Grupo que almejam a acreditação. Segundo Elaine Malizia, coordenadora de Gestão Ambiental e da Qualidade, os hospitais que a buscarão serão aqueles com reconhecida evolução de seus Sistemas de Gestão Assistencial. "A acreditação traz muitos benefícios. Proporciona maior credibilidade ao Grupo NotreDame Intermédica perante à sociedade, atesta a eficácia de seus métodos de gestão e representa um referencial seguro pautado em melhoria contínua, redução de custos, fortalecimento da marca, melhores condições de trabalho e maior segurança ao paciente", afirma.