De malas (quase) prontas para conhecer a Amazônia

Uma merecida e maravilhosa viagem aguarda os vencedores da campanha Rota dos Campeões

Está muito próximo o dia de você arrumar as malas para a viagem prêmio da Campanha Rota dos Campeões 2017, que acontecerá no final de outubro. À bordo do Iberostar Grand Amazon, navio que é um verdadeiro “hotel” cinco estrelas, os vencedores terão a oportunidade de conhecer o mundo amazônico da forma mais espetacular possível: percorrendo o Rio Amazonas e o Rio Solimões. Por sinal, ver o encontro das águas desses rios é um momento especial da viagem.

 

Um mundo que se revela aos poucos

Durante o percurso, o mundo amazônico vai se revelando por meio de suas belezas naturais, gastronomia, cultura e riqueza do vocabulário local a ser decifrado, inclusive, pelo turista brasileiro. Por exemplo, se você nunca foi visitar essa região do Brasil, provavelmente não sabe o que é “banzeiro”. Esse termo refere-se à agitação que os barcos causam nas águas dos rios. Também se referem aos rios as palavras igarapé, que são os cursos de água estreitos, por onde os corretores passearão de lancha, e igapós ou a parte inundada da floresta, que também faz parte do roteiro da viagem.

 

Nosso lado “Indiana Jones”

Quem já não sonhou ser como Indiana Jones, famoso personagem da bem-sucedida franquia cinematográfica de mesmo nome? Na focagem de jacarés, teremos a chance de nos sentir um pouquinho como o destemido herói protagonizado pelo ator Harrison Ford.

 

Em que consiste a focagem de jacarés?

Bem, sairemos de lancha à noite munidos de uma lanterna e acompanhados de guias experientes em busca de jacarés. Ao encontrá-lo, a luz da lanterna é focada – daí o termo focagem – em seu olho e o guia pega o bicho pelo pescoço, sem machucá-lo.

Imobilizado e impedido de atacar, chega a hora de mostrar nossa coragem chegando bem pertinho para observá-lo. Depois de alguns segundos dessa experiência, o jacaré é recolocado no rio.

 

Passeios, caminhadas, pescaria e contemplação

Muito mais espera pelos vencedores da Rota dos Campeões 2017: passeio pelo Lago Janauari, um santuário de aves e peixes amazônicos; pesca da piranha, que depois são devolvidas ao rio, na região de Manaquiri; caminhada na selva na região de Manacapuru; e momentos singulares de contemplação do nascer e o pôr do sol em cenários mais que deslumbrantes.