Previna-se contra o Aedes aegypti

Além de eliminar criadouros do mosquito, é recomendável se proteger contra possíveis picadas

O Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika vírus (relacionado ao surto de microcefalia em recém-nascidos), reproduz-se depositando seus ovos em locais com água parada. Por isso, a melhor maneira de combatê-lo e, consequentemente, evitar a proliferação dessas doenças é acabando com os criadouros.

Acesse dicas para eliminar o mosquito e saber reconhecer os sintomas das doenças transmitidas por ele.

Outra recomendação importante é a prevenção contra picadas. O Aedes aegypti tem hábitos diurnos e costuma picar, principalmente, pela manhã e ao fim da tarde, afirma a Dra. Daniela Franco Leanza, coordenadora do Programa de Gestação da NotreDame Intermédica. "Recomenda-se usar roupas claras, pois afastam o mosquito. Além disso, deve-se passar repelente e, sempre que possível, cobrir a maior parte do corpo".

Segundo a médica, os cuidados devem ser redobrados no caso de idosos, pois são pessoas com baixa imunidade, bem como mulheres gestantes ou que pretendem engravidar. "Elas devem evitar regiões onde existam focos do Aedes aegypti", alerta.

A médica acrescenta que, se o parceiro da gestante passar por esses locais e tiver suspeita de contaminação, é recomendável ao casal utilizar preservativo nas relações sexuais, pois essa também é uma via de transmissão da doença.