Os benefícios da pílula anticoncepcional

1. Quando devo usar a pílula anticoncepcional?

Você pode usar a pílula a partir da menarca, que é o nome da primeira menstruação, até a menopausa, que é a última menstruação. Dentro desse período, não existe idade certa para começar ou terminar o uso. Mas há situações em que ela é contraindicada, por exemplo: se você tem risco de doenças hepáticas ou hemorragias. Para não ter problemas ao usar esse medicamento, converse com seu médico antes de começar a tomar.

Leia mais

2. A pílula ajuda com a tensão pré-menstrual (TPM)?

As pílulas anticoncepcionais impedem a ovulação e regulam a produção de hormônios relacionados a esse ciclo. Isso faz com que os sintomas da TPM, como cólicas, alteração de humor, inchaço nas pernas e aparecimento de espinhas diminua. Se a pílula for de uso contínuo, os sintomas podem diminuir ainda mais.

Veja mais

3. A pílula pode ser usada no tratamento de ovário policístico?

Sim, a pílula pode ser usada no tratamento da síndrome do ovário policístico (SOP), um distúrbio hormonal que interfere na ovulação, causando cistos no ovário, que aumentam o tamanho desse órgão. Isso faz com que as mulheres tenham menstruação irregular, pele mais oleosa, mais espinha, queda de cabelo, aumento de peso e manchas na pele. Com a pílula ajuda a regular a produção de hormônios, ela também diminui esses sintomas.

Leia mais

4. A pílula pode ajudar a tratar a endometriose?

Endometriose é a presença do tecido que reveste o útero em outros órgãos, como nas trompas, ovários, intestino e bexiga. Isso pode causar lesões nesses outros órgãos, além de cólica menstrual forte. Então, se a pílula for usada para suspender a menstruação, ela pode ajudar no tratamento.

Leia mais

5. Tenho falta de menstruação, a pílula pode ajudar?

Se você não tem menstruações no período que elas deveriam acontecer, essa condição se chama amenorreia. Para regularizar o seu ciclo, você pode usar as pílulas tradicionais por três semanas e, na quarta, fará uma pausa. Sua menstruação virá durante essa pausa. Se você usar a pílula de ciclo prolongado, seu ciclo menstrual também ficará regular, mas ela só vai acontecer de três a quatro vezes por ano.

Leia mais

6. Tenho falência ovariana prematura, posso usar pílulas?

Sim. Se você tem menos de 40 anos e seus ovários param de funcionar, um dos tratamentos que pode ser indicado pelo médico para você fazer é usar anticoncepcionais. As pílulas ajudam na produção de estrogênio, o que regula o ciclo menstrual e ajuda na saúde dos ossos.

Leia mais

7. A pílula anticoncepcional pode causar trombose?

Se você usa pílulas, pode desenvolver trombose. Mas os casos são muito raros. A trombose é a formação de coágulos nas artérias ou veias, que podem atrasar ou bloquear o fluxo de sague. Isso pode causar uma lesão, derrame ou ataque cardíaco. De qualquer forma, se tiver dores e inchaço nas penas além do normal, procure um médico, pois esses são os principais sinais do problema.

Leia mais

8. Quais são os outros benefícios do uso da pílula na saúde?

Por diminuir a quantidade de sangue no período menstrual, as mulheres que tomam pílulas têm menos chance de desenvolverem anemia, que é quando o número de glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio para pulmões e tecidos está baixo. Além disso, a pílula também pode reduzir o risco de câncer de ovário.

Leia mais

9. Quais são os efeitos colaterais do uso da pílula?

A maioria das mulheres não sente mudanças ao começar a usar a pílula. Mas, algumas podem ter os ciclos de menstruação desregulados, além de náuseas, dores de cabeça, alterações de humor, seios doloridos e alterações de peso. Isso geralmente desaparece depois de usar três ou quatro cartelas, mas se esses efeitos durarem mais tempo que isso, converse com seu médico.

Leia mais

10. Quais fatores diminuem a eficiência da pílula?

O uso regular da pílula é importante. Você deve tomar o medicamento todos os dias, sempre no mesmo horário. Se falhar, a pílula pode deixar de fazer efeito. Você também precisa ficar atenta se está tomando outros medicamentos, pois antibióticos e alguns suplementos podem cortar o efeito do anticoncepcional. Converse com seu médico sobre isso.

Leia mais