Como funciona o procedimento de Vasectomia?
O procedimento de vasectomia é considerado simples, rápido e seguro. Nesse procedimento, os canais responsáveis por conduzir os espermatozoides são fechados e assim eles não conseguem chegar na uretra e serem ejaculados. Confira abaixo as principais dúvidas sobre essa cirurgia e o que diz a legislação.
1. O Plano de Saúde cobre o procedimento de vasectomia?
Sim, desde 2008, as operadoras de planos de saúde são obrigadas a cobrir os procedimentos de planejamento familiar, como a vasectomia. Entretanto, o procedimento conta com uma série de etapas para a liberação da cirurgia.
2. Quem pode fazer a vasectomia?
A vasectomia pode ser feita por qualquer homem. Porém, existem algumas exigências determinada pela Lei nº 9.263/96, que trata do planejamento familiar, a qual estabelece no seu artigo 10 os critérios e as condições obrigatórias para a sua execução. Conforme a Lei, a vasectomia só pode ser realizada em maiores de 25 anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico.
3. Qual o tempo de recuperação da cirurgia de vasectomia?
A recuperação da vasectomia é rápida e dura cerca de duas semanas. Durante o período, você pode sentir um leve desconforto e inchaço, que podem ser controlados com medicamento.
4. Quais os riscos da vasectomia?
A vasectomia em si não causa nenhum problema de saúde. Porém, como em qualquer outra cirurgia, pode apresentar pequenos riscos e problemas, como dor no local da cirurgia, hematoma, sangramento e infecção.
5. É possível reverter a vasectomia?
A vasectomia é reversível por meio de microcirúrgica. O quanto antes você tomar essa decisão, melhor. Isso porque na reversão de cirurgias realizadas há menos de três anos, a chance de obtenção de espermatozoides no esperma ejaculado é de 95%, resultando numa taxa de gravidez de 76%.