Hipoglicemia
1. O que é hipoglicemia?
Hipoglicemia é o distúrbio das taxas de açúcar (ou glicose) no sangue e se dá quando estão em níveis muito baixos. Existem dois tipos de hipoglicemia: hipoglicemia de jejum e hipoglicemia reativa, ou pós-prandial – que ocorre após a refeição.
2. O que causa a hipoglicemia?
Sendo a hipoglicemia a falta de açúcar no sangue de um indivíduo é importante entender que a hipoglicemia de jejum ocorre quando uma pessoa está muito tempo sem se alimentar e os estoques de açúcar e glicose presentes em seu organismo não são capazes de suprir a necessidade desta fonte de energia. Já a hipoglicemia pós-prandial ou reativa é mais rara e ocorre em até quatro horas após uma refeição.
3. Quais os sintomas?
- Fraqueza
- Confusões
- Desmaios
- Tontura
- Fome
- Visão turva
- Formigamento
- Em casos mais graves, coma e óbito
4. Como pode um diabético ter crises de hipoglicemia?
Sabemos que pacientes diabéticos têm os níveis de açúcar mais altos do que o comum. Porém, uma pessoa diabética pode ter, eventualmente, quadros de hipoglicemia.
Isso ocorre porque, para controlar a diabete, médicos prescrevem medicamentos ou insulina, regulando então, os níveis de açúcar no sangue de acordo com a quantidade de carboidrato ingerido no dia. Mas, se o paciente injetar uma quantidade maior do que a necessária de insulina, poderá reduzir significativamente as taxas de glicose no sangue e, então, atingir a hipoglicemia.
5. Quais alimentos comer em caso de hipoglicemia?
O paciente deve evitar o consumo de açúcar refinado ou adoçantes artificiais e optar pelo consumo de carboidratos lentos, como pão, arroz, batata, um suco natural de frutas, mel ou até mesmo refrigerante.
6. Qual o mínimo de glicose que devemos ter no corpo?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes as crises de hipoglicemia acontecem quando os níveis de glicose estão abaixo de 70 mg/dl. Mas é importante não considerar números específicos, pois somente um especialista poderá indicar quais os níveis são indicados para você.
7. Qual o máximo de glicose que podemos ter no corpo?
Recomenda-se que a taxa de açúcar presente no organismo de uma pessoa não deva ultrapassar 99 mg/dl. Mas assim como dito anteriormente, os níveis recomendados para você devem ser indicados por um especialista.
8. Quando é necessário procurar ajuda?
O primeiro passo é tentar reverter o quadro por meio da ingestão de alimentos que contribuem para este efeito. Caso os sintomas permaneçam, o ideal é procurar um pronto-socorro para que o quadro seja avaliado por um especialista.
Se o paciente estiver inconsciente, é recomendado não forçar a ingestão de açúcares ou carboidratos e encaminhá-lo imediamente ao pronto-socorro.
9. Qual a relação da hipoglicemia e o consumo excessivo de álcool?
Por conta da quantidade de calorias presentes no álcool (7kcal por grama), nosso corpo entende a subtância como açúcar e, sendo assim, o pâncreas passa a produzir mais insulina para equilibrar estes níveis. Sendo assim, os níveis de glicose diminuem significativamente no nosso sangue e é por isso é que uma pessoa em estado alcoólico muito elevado pode ter uma crise de hipoglicemia. Consultar um especialista é o mais indicado nestes casos.
Referências
- https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/hipoglicemia (acessado em 07/01/2019)
- https://saude.novartis.com.br/diabetes-tipo2/hipoglicemia-vs-hiperglicemia/ (acessado em 07/01/2019)
- https://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/15799-diabetes-sete-habitos-que-podem-causar-hipoglicemia (acessado em 07/01/2019)
- https://medicoresponde.com.br/o-que-acontece-se-uma-pessoa-que-nao-tem-diabetes-toma-insulina/ (acessado em 07/01/2019)
- https://www.minhavida.com.br/saude/temas/hipoglicemia (acessado em 07/01/2019)
- http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/12/cerca-de-90-do-alcool-e-absorvido-na-1-hora-e-eliminacao-leva-ate-8h.html (acessado em 08/01/2019)
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico da NotreDame Intermédica