Confira o cronograma de consultas no primeiro ano do bebê
O período entre o nascimento e o primeiro ano do bebê é determinado por uma série de fases chamadas de marco de desenvolvimento. Nelas, acontecem comportamentos como sustentar a cabeça, deitar-se de bruços, interação com objetos e pessoas, emitir sons etc. São etapas importantes e que precisam ser acompanhadas de perto pelo pediatra.
As consultas desse primeiro ano são chamadas de puericultura e têm o objetivo de cuidar da saúde da criança e detectar precocemente qualquer alteração. Nessas visitas, o pediatra avalia o desenvolvimento físico e psicomotor do bebê, orienta a família quanto à alimentação, vacinas, prescrição de medicamentos e, também, soluciona dúvidas.
A primeira consulta do bebê é importante para criar um vínculo entre a família e o pediatra. Neste momento, o médico avalia o corpo inteiro do bebê, desde tônus muscular, ausculta do coração, tonalidade da pele, intensidade do choro, presença de malformações até acuidade auditiva.
Ao longo dos meses, as visitas ao pediatra são para acompanhamento das métricas de crescimento, prevenção de verminoses, controle do calendário vacinal, tratar possíveis doenças, orientar sobre alimentação e higiene etc.
Conforme a criança cresce, as consultas são mais espaçadas. Mas, de qualquer forma, é fundamental respeitar o cronograma anual de acordo com a fase de vida da criança. A seguir, confira a frequência de visitas ao pediatra conforme a faixa etária.
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica