14 sinais na criança que podem indicar TEA

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio neurocomportamental que provoca alterações de comportamento, habilidades sociais e comunicação, manifestando-se em diferentes graus de intensidade.

Os primeiros sinais de TEA são percebidos na infância e o diagnóstico costuma ser realizado a partir de um ano de idade, por meio de testes clínicos na criança e conversa com os pais. Essa análise comumente envolve pediatra, neurologista e psiquiatra.

Em geral, o tratamento requer também acompanhamento com terapias como fonoaudiologia, psicomotricidade e, em alguns casos, são necessários medicamentos. Quanto mais precoce for realizado o diagnóstico, mais cedo serão iniciadas as terapias e melhores serão as respostas da criança quanto à socialização e o desenvolvimento interpessoal.

O Núcleo de Terapias Integradas ABC, do Grupo NotreDame Intermédica, é especializado no atendimento acolhedor e no cuidado integral de crianças de 2 a 16 anos com TEA. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados e dispõe de salas para atividades em grupo, que facilitam a interação e socialização.

A seguir, veja os principais sinais observados em crianças que apresentam transtorno do espectro autista.

 

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica