Tire suas dúvidas sobre planos odontológicos

Artigos Dúvidas gerais -

Ter um belo sorriso não é só por questões estéticas. Manter os dentes saudáveis é, também, uma forma de prevenir uma série de doenças que podem encontrar, na boca, a porta de entrada para o organismo. Esta consciência sobre a importância da saúde bucal tem aumentado a procura por planos odontológicos. Preparamos uma lista de perguntas e respostas para você conhecer as principais características desse produto, que também segue a regulamentação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

 

dentista esclarece dúvidas de paciente sobre plano odontológico

SUMÁRIO

Quais são as principais coberturas obrigatórias do plano de saúde odontológico?

De acordo com as regras da ANS, os planos odontológicos cobrem, obrigatoriamente, 76 procedimentos, dentre eles consultas, incluindo urgência e emergência; raios X; tratamento de canal; tratamento de gengiva; limpeza; restaurações; cirurgias e extrações.

Como é o reajuste desses planos?

Segue a mesma lógica dos planos de saúde. Para os planos coletivos, o aumento anual varia de acordo com os custos e/ou a sinistralidade do grupo; nos planos da modalidade Pessoa Física, de acordo com o índice estabelecido pela ANS ou outro índice previsto em contrato.

Esses planos têm coparticipação?

Há diversas opções no mercado, com ou sem a coparticipação. Geralmente, os planos com a participação do cliente nas despesas relacionadas aos eventos realizados apresentam mensalidades mais baixas. Isso pode ser vantajoso para quem não possui doenças.

Esses planos têm carência?

Assim como ocorre nos planos de saúde, nos planos odontológicos há carências para alguns procedimentos. Carência nada mais é que o período em que o beneficiário não pode utilizar determinados procedimentos, desde os mais simples aos mais complexos. Por isso, é importante avaliar o contrato proposto pela Operadora antes mesmo da sua assinatura.

A cobertura de implantes é obrigatória?

Não. Como são considerados tratamentos estéticos, muitos planos não cobrem essas despesas. Mas há opções de contratos com diversas características. Alguns, por exemplo, cobrem os implantes, mas não os feitos em resina. Por isso, é importante pesquisar todos os benefícios oferecidos antes de fechar o contrato.

O plano odontológico tem cobertura para aparelho fixo de correção (ortodôntico)?

Este procedimento não faz parte da cobertura obrigatória, sendo que, em algumas operadoras, pode ser contratado como cobertura adicional, conforme as condições estabelecidas em contrato. Todos os planos Interodonto oferecem a cobertura como Benefício Adicional sem custo para o beneficiário.

Responsável pelo conteúdo:
Luiz Celso Dias Lopes
Diretor Técnico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano odontológico