Você sabe como lavar a máscara de tecido?
Saúde e Bem-Estar Você Sabia? -
Para conter os avanços do novo Coronavírus, alguns governadores decretaram que toda a população deve utilizar máscaras em espaços públicos. Quem estiver na rua sem máscara no Distrito Federal ou em São Paulo, por exemplo, está sujeito à multa. As autoridades recomendam o uso do equipamento feito de tecido para que não haja falta de máscaras cirúrgicas para profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à COVID-19.
As máscaras de tecido são uma ótima opção para se proteger do Coronavírus sem deixar o meio ambiente de lado. Afinal, podem ser reutilizadas várias vezes. O equipamento pode ser feito em casa ou comprado de pequenos produtores. Mas, antes de utilizá-lo e a cada vez que retirá-lo, é preciso fazer a higienização de forma correta para que o uso seja eficaz.
Higienização correta
Veja como lavar a sua máscara de tecido:
- Assim que removê-la, coloque a máscara em um balde com água e água sanitária e deixe por 30 minutos – a proporção é de uma colher de sobremesa de água sanitária para cada meio-litro de água potável.
- Depois, lave a máscara sem misturar com outras roupas, usando o sabão de sua preferência.
- Enxague bem, pois o cheiro forte dos produtos de limpeza pode irritar o nariz.
- Coloque para secar no sol.
- Quando estiver bem seca, passe a ferro.
- Guarde em um saco plástico limpo.
Quando lavar a máscara
Você deve trocar de máscara sempre que ela estiver suja, úmida ou a cada duas horas. Mas, é preciso lavá-la a cada uso, mesmo que você tenha usado ela por menos de 10 minutos, para ir ao mercado ou à farmácia. Afinal, ela pode ter sido contaminada neste meio tempo. Uma dica válida é ter mais de duas máscaras para cada pessoa em casa. Assim, você pode usar uma enquanto a outra estiver sendo higienizada.
Vale ressaltar que a máscara não substitui a quarentena ou o distanciamento social: mesmo quando estiver com o equipamento, mantenha a distância de 1,80 metro de outras pessoas.
Descarte correto
É importante ressaltar que nem todas as máscaras podem ser lavadas: as descartáveis e cirúrgicas (ou N95) devem ser descartadas no lixo – de preferência enroladas em papel ou dentro de um saco plástico selado.
Referências
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica
Quero cotar plano de saúde