O que fazer em casos de fratura

Outros -

Toda pessoa está suscetível a sofrer fraturas. Obviamente, tal episódio causa sensação bem desagradável, que requer cuidados médicos. Mas até o deslocamento a um pronto-socorro, qual a melhor forma de proceder para evitar mais dores e agravos?

Em princípio, o correto é imobilizar o membro fraturado sem mexer em sua posição, pois só o ortopedista poderá realizar o diagnóstico completo. Para evitar agravamentos, dores e inchaço, recomenda-se somente providenciar uma tala.

Logicamente, há situações em que o paciente não consegue se levantar. Neste caso, é preciso deixá-lo no mesmo local, sem movimentá-lo, porque pode ter ocorrido lesão na medula. Se o acidente ocorreu em alguma rua, providencie obstáculos e faça a sinalização, de modo a evitar outros acidentes por veículos. Ah, e acione o serviço de socorro ou resgate de sua região.

Havendo ferimentos, recomenda-se fazer a limpeza com água corrente e cobrir a região com materiais limpos até o serviço de emergência chegar. Se o sangramento for abundante, faça compressão moderada; sendo uma grave lesão, acione o serviço de emergência o quanto antes.

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde