Por que o ácido fólico é importante para a gravidez?

Saúde e Bem-Estar Você Sabia? -

Você está tentando engravidar ou já está no início da gravidez? Então, é possível que o seu médico tenha indicado para você tomar ácido fólico. Ele é uma vitamina do complexo B, que reduz os riscos de má formação do feto, como a espinha bífida - uma malformação congênita em algumas vértebras da espinha - e outras complicações.

O recomendado é que a ingestão de ácido fólico comece um mês antes de você engravidar e continue durante os três primeiros meses da gestação. A vitamina também reduz os riscos de anencefalia, paralisia dos membros inferiores, incontinência urinária e intestinal do bebê e retardo mental. Já para a mãe, o ácido fólico pode diminuir os riscos de doenças cardíacas, certos tipos de câncer e anemia.

Essa substância pode ser encontrada em seu estado natural (folato) em folhas escuras, como couve, brócolis e espinafre, além de frutas cítricas e feijão. Mas, geralmente, o folato não é bem absorvido pelo organismo e a melhor alternativa é usar a forma sintética (ácido fólico em comprimidos), sob orientação do seu médico.

SUMÁRIO

Ácido fólico ajuda a diminuir riscos da espinha bífida

A espinha bífida é uma das complicações mais comuns e resultam na má formação do tubo neural - estrutura que dará origem ao sistema nervoso central do bebê. Em bebês com essa condição, uma porção do tubo neural não consegue se desenvolver ou se fechar adequadamente, causando defeitos na espinha e nos ossos da coluna vertebral. O tratamento é cirúrgico, mas nem sempre as consequências da condição são resolvidas.

Para as mães que já tiveram filhos com espinha bífida, o recomendado é que na próxima gravidez, a dose de ácido fólico seja aumentada. Se esse for o seu caso, procure seu médico e peça orientações sobre a dose certa de ácido fólico para você.

Ácido fólico também é usado no tratamento de anemia

O ácido fólico é necessário para a formação de novas células, incluindo as células vermelhas, e se este suprimento está em falta no organismo, pode causar a anemia. Os sintomas mais comuns são cansaço, pouca energia, sensação de desmaio, perder facilmente o fôlego e palidez.

Se você apresentar esses sinais, você deve ir ao médico, pois só ele pode determinar as causas. Se for falta da vitamina, ele pode indicar que você tome ácido fólico em comprimido diariamente, além de orientar sobre a melhor dieta para você nesse momento.

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde